sexta-feira, 22 de junho de 2007

Joe Berardo e a paixão clubista

Já há muito que eu considerava Joe Berardo uma “espécie de ícone”, um exemplo de homem de negócios (e não só…) que sabe o quer e que luta para conseguir os seus objectivos. Um exemplo a seguir e um homem por quem eu nutria uma grande admiração: um grande empresário, um homem da cultura e um benfiquista.
Joe Berardo conseguiu agora baralhar os meus sentimentos em relação a essa admiração.
Eu explico: Joe Berardo disse alto e em bom som, em público e perante a comunicação social, aquilo que muitos benfiquistas pensavam e não diziam. Em declarações recentes Berardo disse que “a equipa do Benfica é fraca. É um lar de terceira idade. O Rui Costa diz que gosta muito do Benfica. Se é assim, porque é que não jogou lá quando tinha 25 anos?”
Eu ouvi estas declarações, à noite, no noticiário, e gritei: Ah Joe, grande homem! Mostra a esses gajos que tens os tomates no sítio!
A minha admiração por Joe Berardo aumentou exponencialmente.
Concordo com Joe Berardo. A equipa do Benfica está envelhecida. Olhemos para as idades de alguns “carismáticos” do Benfica: Quim, 31 anos; Rui Costa, 35; Karagounis, 30; Léo, 31; Nuno Gomes, 30. Também eu acho que é preciso arranjar “sangue novo” para aquele balneário.
Depois disso, no dia seguinte, seguiu-se um pedido de desculpas ao Rui Costa, de quem Joe Berardo diz ser amigo pessoal. E mais declarações a confiar na gestão do presidente Luís Filipe Vieira. E mais…
A confusão instalou-se no meu cérebro. A sucessão de declarações contraditórias não lhe ficam bem e não agradam aos sócios do Benfica. Afinal, Joe Berardo pensa aquilo que disse ou disse aquilo sem pensar?
A minha admiração por ele voltou a descer.
Longe de mim pensar em aconselhar um homem e um empresário como Joe Berardo, mas dinheiro e paixão clubista nem sempre são bons aliados.

Sem comentários: