quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Foi há vinte anos…

Os seus criadores foram os irmãos norte-americanos John e Thomas Knoll - o primeiro era supervisor de efeitos visuais para cinema na empresa fundada por George Lucas, a Industrial Light & Magic e, o segundo, estudava engenharia na Universidade de Michigan.
Distribuido inicialmente por um fabricante de scanners, os irmãos Knoll resolveram propor negócio à Adobe, que aceitou aguardar pela sua renovação e lançá-lo a 10 de Fevereiro de 1990, mas apenas para os computadores da Apple. O sucesso foi tal que a versão 2.0 já contemplava a instalação em PC's com sistema operativo Windows.
O Photoshop foi lançado, há 20 anos, para retocar fotos que fossem digitalizadas, mas rapidamente tornou-se numa ferramenta indispensável para quem faz fotografia… e para satisfazer os desejos de quem se deixa fotografar.
Nestas duas décadas, não se sabe se a fama do programa se deve pelo que proporciona ao seu utilizador ou se, pelo contrário, é pelas modificações que tem permitido fazer - já retirou celulite a muitas mulheres e homens, já transformou algumas mulheres menos bonitas em beldades (que se juram naturais)...
Mais concretamente, já emagreceu o Presidente francês Nicolas Sarcozy, já retirou um anel de 15.600 euros da mão de uma Ministra do seu Governo, já multiplicou os apoiantes do primeiro-ministro italiano Sílvio Berlusconi, já aumentou o armamento iraniano e mudou alguns cenários de guerra...
(Clicar na imagem, para ver as diferenças)
Mais recentemente, começou a motivar uma campanha entre fotógrafos de moda contra a beleza artificial. A revista francesa Elle editou, em Abril de 2009, três capas com fotos de modelos famosas sem quaisquer retoques de Photoshop.

Sem comentários: