domingo, 13 de janeiro de 2008

Não (ao) fumo

Eu não sou fumador, nunca fumei e o fumo do tabaco incomoda-me – cada vez mais –, por isso tento evitá-lo ao máximo. Eu, como não gosto, tento que o fumo dos outros não me incomode; sigo a velha máxima “quem não está bem, muda-se!”
Entrou agora em vigor a nova Lei do Tabaco que visa penalizar fortemente o seu consumo. É o nosso Governo a tentar acompanhar a tendência proibicionista ao tabaco na União Europeia. O documento proíbe quase totalmente o consumo de tabaco em espaços fechados. Basicamente, só é permitido fumar ao ar livre e em espaços próprios (criados) para fumadores.
O Estado lucra muito com os impostos sobre o tabaco mas, por outro lado, gasta também muito dinheiro em tratamentos de saúde com os fumadores – em Portugal, 85% das mortes por cancro do pulmão são originadas pelo tabaco.
Ainda é cedo para avaliar quais as verdadeiras repercussões da nova lei na sociedade. Os cafés parecem-me mais vazios… de fumo e de gente. O ar no shopping parece-me mais saudável. Mas, em contrapartida, passou-se a ver pequenos grupos de pessoas às portas das empresas, na entrada do shopping, à porta dos estabelecimentos comerciais e nos exteriores dos cafés.
Eu concordo com este “apertar do cerco” aos fumadores. No entanto, é importante que não passe a discriminar quem fuma.
Espero que se limite, ainda, o acesso ao tabaco, reduzindo os seus pontos de venda e a (real) proibição à sua aquisição por parte de menores de idade.
Ah! E já agora, faz falta uma lei para o consumo de álcool.

Sem comentários: