sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Os livros que estou a ler #3

“A Ilha das Trevas”, de José Rodrigues dos Santos
A vida e a tragédia de uma família timorense aquando da anexação de Timor-Leste por parte da Indonésia, serve de ponto de partida para o romance de estreia de José Rodrigues dos Santos.
Paulino da Conceição é um timorense com um terrível segredo. Assistiu, juntamente com a família, à saída dos portugueses de Timor-Leste e a todos os acontecimentos que se seguiram, tornando-se um mero peão nas circunstâncias que mediaram a invasão indonésia de 1975 e o referendo de 1999 que deu a independência ao país. Um romance onde ficção e realidade se misturam para expor a verdade.
O primeiro livro de José Rodrigues dos Santos, “A Ilha das Trevas” será, brevemente, adaptado ao cinema. O filme será dirigido pelo realizador Leonel Vieira. O livro foi recentemente reeditado, tendo merecido uma revisão por parte do autor.

José Rodrigues dos Santos nasceu em Moçambique, em 1964. É jornalista, escritor e professor de Ciências da Comunicação, mas é conhecido do grande público como pivot de informação da RTP. É Director de Informação da televisão pública e apresentador do Telejornal.
Doutorou-se em Ciências da Comunicação com uma tese sobre reportagem de guerra. José Rodrigues dos Santos começou a sua carreira como jornalista em 1981, em Macau, trabalhando para a Rádio Macau. Depois de se licenciar em Comunicação Social, em 1987, foi trabalhar para a BBC em Londres. Voltou a Portugal em 1990 para integrar a RTP. De 1993 a 2001 foi colaborador da CNN. José Rodrigues dos Santos é um dos mais premiados jornalistas portugueses tendo ganho vários prémios académicos e jornalísticos.
Obras publicadas
Ensaios: Crónicas de Guerra (2001); Crónicas de Guerra II (2002); A Verdade da Guerra (2002).
Romances: A Ilha das Trevas (2002); A Filha do Capitão (2004); O Codex 632 (2005); A Fórmula de Deus (2006); O Sétimo Selo (2007).

2 comentários:

Anónimo disse...

Já li o codex, agora estou a ler o sétimo selo, e a seguir vai ser a fórmula de Deus. Ofereci o livro q estás a ler a uma amiga, por isso um dia destes... :)
www.sunshine.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Já li todos os romances do Orelhas x)
O Codex, a Fórmula de Deus e o Sétimo Selo são mais ou menos uma triologia, é tudo com o Sr. Tomás Noronha.
A Filha do Capitão também está muito bom, apesar de ter muito sexo, é um livro muito bom, fala de coisas muito importantes, como a guerra.
A Ilha das Trevas é o mais 'violento' deles todos, ainda mais 'violento' que a Filha do Capitão, que se passa em plena guerra...
E agora vou-me calar, porque já falei de mais, e acho que já deu para perceber que o José Rodrigues dos Santos é o meu escritor português preferido...
Desculpa o comentário gigante ^^