sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Os livros que estou a ler #1

“A Sangue-Frio”, de Truman Capote.
Estou mesmo a terminar. Truman Capote reconstrói o crime, a investigação, a captura e o julgamento de dois homens que selvaticamente assassinaram os elementos de uma família de uma cidade do Kansas (EUA). “A Sangue-Frio”, publicado pela primeira vez em 1966, teve grande êxito e gerou enorme polémica. É considerado a obra-prima de Truman Capote e iniciou um género literário denominado pelo autor como “romance não-ficção”. É um “retrato” da violência na América.

Truman Capote (1924-1984) foi um dos grandes escritores e uma das figuras mais carismáticas e controversas da cultura americana do século XX. Nasceu em New Orleans. Estudou em New York e aos 17 anos trabalhava como jornalista. Publicou contos, romances e escreveu guiões para filmes. Um dos seus livros – “Breakfast at Tiffany’s” (1958) - foi adaptado ao cinema, em 1961, por Blake Edwards e contou com a participação de Audrey Hepburn.
Bennett Miller realizou “Capote” (2005), com Philip Seymour Hoffman, baseado na vida de Truman Capote e nos sete anos da criação de “A Sangue-Frio”.

Autores que estão na minha mesa de cabeceira: Doris Lessing, José Rodrigues dos Santos e Mary Higgins Clark.

Sem comentários: