sexta-feira, 27 de junho de 2008

Oportunidade de negócio

Recentemente li num jornal diário que o Hospital do Barreiro contratou um médico oftalmologista espanhol para combater a lista de espera naquela especialidade médica.
Ao que parece, naquele Hospital, havia pacientes que aguardavam por uma intervenção cirúrgica há mais de um ano. Assim, esta foi a maneira (mais em conta) que o Hospital arranjou para diminuir a lista de espera.
O médico espanhol, em seis dias, realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas. Ou seja, segundo o jornal, fez tantas operações como cinco médicos portugueses num ano… e por metade do preço que normalmente é cobrado no serviço privado.
As notícias relatam que esta atitude da administração do Hospital do Barreiro causou algum mal-estar na Ordem dos Médicos e junto dos especialistas portugueses. Não percebo! Se as cirurgias foram bem realizadas e o respectivo acompanhamento médico garantido aos doentes, não só acho que é de louvar a atitude da administração do Hospital, como também acho que seria uma opção a ter em conta por outras instituições hospitalares e por outras especialidades onde as listas de espera são grandes.
A mim, parece-me é que está muita gente preocupada com as oportunidades de negócio que foram perdidas… Se há assim tanta falta de médicos no serviço público, que se baixem as médias para acesso à faculdade e que se abram novos estabelecimentos de ensino.

Sem comentários: