sexta-feira, 12 de setembro de 2008

“Váyanse al carajo”

Depois de ter estado na origem da famosa frase proferia pelo Rei de Espanha, Hugo Chávez volta a protagonizar a frase do momento, desta feita de sua autoria.
As relações entre Caracas e Washington estão ao rubro. Hugo Chávez, presidente da Venezuela, perdeu a cabeça (ou, supostamente, ia perdendo…) e, em público e na TV disse, alto e bom som, aquilo que lhe passou pela cabeça (enquanto ainda a tem…): “Váyanse al carajo, yanquis de mierda, que aquí hay un pueblo digno”.
A tensão terá disparado quando foi revelada a gravação de uma conversa entre militares que planeavam um golpe de Estado e o assassinato do presidente venezuelano. Chávez acusou a oposição e os norte-americanos de estarem por trás das manobras de instabilidade, não apenas na Venezuela mas também na Bolívia, onde Evo Morales (que enfrenta uma forte oposição política) terá expulsado o embaixador americano de La Paz.
Chávez juntou-se a Morales e anunciou a expulsão do representante diplomático dos Estados Unidos na Venezuela, intimando-o a abandonar o país em 72 horas.
O presidente venezuelano pode ter razão, quanto à hipotética tentativa de o derrubarem – coisa que não me espantaria nada… – mas, ao proferir tais palavras cai no ridículo e perde toda razão. É caso para voltar a dizer: “porque no te callas?”

Sem comentários: