sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Os livros que estou a ler #6

“A Amêndoa”, de Nedjma
Após as férias e a época estival, chegamos à rentré literária.
Romance erótico autobiográfico, “A Amêndoa” é uma viagem inesquecível à sexualidade oculta de um mundo que é, aos nossos olhos, puritano. E também um testemunho excepcional e sem precedentes: pela primeira vez, uma jovem mulher árabe ousa transgredir o tabu do sexo e quebrar o silêncio para contar a história do seu despertar sexual, exprimindo-se livremente sobre a sua vida íntima, numa narrativa ao mesmo tempo bela e perturbante.
Uma jovem viúva muçulmana que abandona a sua pequena cidade para viver com a irreverente ex-mulher do seu tio. Até então, era de esperar que a mulher se submetesse à vontade e aos desejos do marido, mas agora ela vai ter, pela primeira vez, oportunidade de questionar a sua realidade mais profunda. Quando desenvolve uma fogosa relação com um médico, irá redescobrir-se enquanto ser sexual...

Nedjma
Pseudónimo de uma mulher árabe que vive num país do Magrebe. Nedjma ousou quebrar as regras e ser a primeira mulher árabe a escrever uma narrativa erótica. Uma vitória para as mulheres muçulmanas… pelo menos para as que conseguirem ler este livro.

Autores que estão na minha mesa de cabeceira: Ruth Rendell e Eça de Queirós

Sem comentários: