quarta-feira, 30 de julho de 2008

Derrapagem na ponte poderá causar mazelas

A Ponte Rainha Santa, em Coimbra, sofreu uma derrapagem orçamental que poderá ter atingido os 288 por cento. Agora, PSD e PS de Coimbra consideram importante apurar as causas de tal “acidente”.
A empreitada da Ponte Rainha Santa – inicialmente baptizada Ponte Europa – foi adjudicada por 38,65 milhões de euros e o seu custo final foi de 111,3 milhões de euros. O que agora se pretende apurar, é para onde foram os 72 milhões de euros da diferença entre os dois valores.
O processo de apuramento de responsabilidades esteve, em 2007, para ser arquivado, mas o Ministério das Obras Públicas decidiu continuar com a averiguação e apurar eventuais responsáveis.
Pela (grandíssima) diferença de números, tudo nos faz pensar que houve quem metesse “a mão na massa” – ou não estivéssemos a falar de uma obra... -, no dinheiro dos contribuintes, no nosso dinheiro. Era importante identificar os figurões e fazê-los pagar por isso.
Agora, espera-se pelo relatório final onde se contabilize e se apure as responsabilidades na construção desta travessia do Mondego e que os principais culpados sejam apontados e castigados. Efectivamente, seria importante e demonstrava que, afinal neste Governo, quando se quer, também se pode trabalhar bem, e responsabilizar as pessoas por qualquer derrapagem ou outra manobra menos correcta. Ainda estamos a tempo de fazer “inversão de marcha”.

Sem comentários: