domingo, 20 de julho de 2008

Sócrates quer deixar a sua marca…

Tal e qual um boneco de banda desenhada ou um super-herói, José Sócrates quer deixar a sua marca (na história de Portugal) pela sua governação. Já conseguiu!
Esta tarde, durante o Congresso da Juventude Socialista, José Sócrates elogiou o Governo a que preside, sublinhando “a visão progressista” dos membros do seu Executivo, ao orientar a sua política “para a sociedade” (ver notícia aqui). Se calhar, é por isso que a sociedade já está desorientada…Qual Zorro, José Sócrates já se pode dar como satisfeito à frente do Governo; já conseguiu deixar a sua marca e da sua política na sociedade, basta ver os últimos números do INE e do Eurostat.
O Secretário-geral do Partido Socialista afirmou mesmo não se lembrar de nenhum Governo PS que “tivesse deixado tanta marca” na sociedade portuguesa… Estamos plenamente de acordo; acho que nem no Governo de António Guterres o PS conseguiu deixar tanta marca como a actual governação… infelizmente para os portugueses.
Segundo José Sócrates, “este Governo não cede para tratar da vida de ninguém, cede para dar mais oportunidades a todos” ­– mais oportunidades de ir para o desemprego, mais oportunidades de ver a inflação subir, mais oportunidades de acompanhar a subida dos combustíveis, mais oportunidades de ir ao supermercado e ver que os preços voltaram a subir…
Sócrates diz acreditar “num país sem preconceitos, um país confiante em si próprio, um país jovem e ambicioso”. Pois, pois… sem preconceitos: não se discrimina ninguém e há igualdade de oportunidades para todos – nem sequer é preciso ser engenheiro para ser primeiro-ministro; um país confiante: é o que se vê, pelas sondagens, somos dos países que menos auto-confiança têm; e um país jovem: onde a taxa de natalidade é das mais baixas da Europa.
Sócrates disse ainda que “o programa deste Governo é oferecer um país melhor aos jovens”. Sim, Espanha é um país melhor e fica mesmo aqui ao lado… parece-me ser uma boa oferta…

Sem comentários: