quarta-feira, 2 de julho de 2008

O IVA baixou e os preços subiram…

O IVA desceu um por cento, nos produtos que estavam taxados a 21.
O ministro da Economia, Manuel Pinho, que foi às compras a um hipermercado de Lisboa – com direito a carrinho e tudo… - e mostrou-se muito satisfeito com a queda dos preços.
Vê-se logo que o senhor Ministro não está habituado a ir às compras… ou então pensa que os portugueses andam a dormir!
Não sei que compras é que o senhor Ministro fez. Mas eu também fui às compras – o povinho precisa de comer!!! – e, além de deixar mais dinheiro do que o costume no supermercado, reparei que os transportes públicos também estavam mais caros e, nos combustíveis, certamente que a redução do IVA vai proporcionar um aumento de dois cêntimos…
Mas voltemos ao supermercado… A maioria dos produtos alimentares estão taxados a cinco e a 12 por cento. Só os produtos de higiene e os detergentes é estavam taxados a 21 por cento. Sendo assim, onde é que o senhor Ministro conseguiu poupar dinheiro suficiente para estar satisfeito? Será que comprou todo o stock existente de Skip máquina?
Esta descida do IVA não abrange os bens de primeira necessidade, pelo que o seu impacto na carteira dos portugueses não se fará sentir. Quem sai mais beneficiado com esta descida do valor do IVA, são os “grandes” consumidores que compram grandes ecrãs de plasma, carros de alta cilindrada ou casas de férias. Mais uma vez, este Governo esqueceu-se dos mais desfavorecidos.

Sem comentários: