quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Anda aí um fetiche por Salazar…

Esta derradeira semana de campanha eleitoral para as legislativas promete ser bastante dura. Os principais intervenientes, não têm poupado esforços para “deitar abaixo” os seus adversários.
Tenho reparado que, nos últimos tempos, as nossas figuras políticas mais intervenientes têm remexido as tumbas mais ilustres; da Padeira de Aljubarrota a Salazar, os nomes são muitos. Mas, muito pior do que o vírus da Gripe A, anda no ar um certo fetiche pelo ditador…
Ontem, o cabeça de lista do Partido Socialista por Vila Real comparou o discurso de Manuela Ferreira Leite ao de Salazar. Hoje, o ministro Pedro Silva Pereira disse, em Chaves, que “o discurso do PSD tem muito de salazarento”. Na semana passada, Paulo Portas, em Vila Pouca de Aguiar, disse que “Louçã vai na peugada de Salazar”. No penúltimo debate televisivo, entre Paulo Portas e Francisco Louça, o líder do Bloco de Esquerda acusou o CDS-PP de recuperar um discurso típico do “Estado Novo”. Já na pré-campanha, José Sócrates tinha citado Salazar…
Exemplos não faltam… mas vamos parar por aqui, que já começo a ficar enjoado.
Discutam os verdadeiros problemas do país e deixem o homem descansado… ou não… Olhem para a frente e parem de remexer as sepulturas.

Sem comentários: