segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Esta gente precisa de mais coragem

O Partido Socialista foi o vencedor destas Eleições Legislativas.
O PS perdeu a maioria absoluta – espero que o povo tenha aprendido que a maioria absoluta não é boa para nenhum governo –, tendo conquistado 36,56% dos votos. O PSD foi o grande derrotado com 29,09%. A surpresa, foi a grande subida do CDS-PP, que conseguiu 10,46%. No Parlamento, os socialistas terão 96 deputados, os social-democratas 78, o CDS-PP terá 21, o BE elegeu 16 deputados e a CDU 15. A abstenção situou-se nos 39,40%.
Os resultados destas Eleições Legislativas são bem demonstrativos do nosso “espírito português”. Ainda vivemos na era do medo. Neste caso concreto, no medo da mudança.
Durante anos, comenta-se que não se compreende como é que as “Fátimas”, os “Isaltinos” e os “Valentins” deste país continuam a ganhar eleições – e agora, vamos ter Autárquicas... As pessoas passam a vida a queixar-se do custo de vida, da falta de emprego, da Segurança Social, dos serviços públicos, do Governo…
As pessoas parecem descontentes e desanimadas, mas quando são chamadas a participar democraticamente no seu futuro, e no futuro do país, continuam a votar nos mesmos “Valentins” e “Isaltinos”, nas mesmas “Fátimas” e no mesmo Governo… É porque, provavelmente, não estavam assim tão descontentes ou, então, têm medo da mudança
Durante quantos mais anos vamos continuar a comentar as “Fátimas”, os “Isaltinos” e os “Valentins” deste país?
É este o país e as gentes que temos. É preciso mais coragem!

Sem comentários: